O
mundo está mudando e isso está ocorrendo a uma velocidade sem precedentes na
evolução histórica da humanidade. A globalização, o surgimento de novas
tecnologias, como o avanço das telecomunicações e da informática, contribuem
para que ocorra mudanças, também, na Educação. A interação professor - aluno
vem se tornando muito mais dinâmica nos últimos anos.
O
professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais
um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a
construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam
crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma
influência verdadeiramente construtiva.
A
Educação deve não apenas formar trabalhadores para as exigências do mercado de
trabalho, mas cidadãos críticos capazes de transformar um mercado de exploração
em um mercado que valorize uma mercadoria cada vez mais importante: o
conhecimento. Dentro deste contexto, é imprescindível proporcionar aos
educandos uma compreensão racional do mundo que o cerca, levando-os a um
posicionamento de vida isento de preconceitos ou superstições e a uma postura
mais adequada em relação a sua participação como indivíduo na sociedade em que
vive e do ambiente que ocupa.
O desafio de contribuir com a educação do jovem e do cidadão, num momento de
mudanças e incertezas e a necessidade de resgatar valores tão importantes
condizentes com a sociedade contemporânea leva o professor a entender que
deverá exercer um novo papel, de acordo com os princípios de
ensino-aprendizagem adotados, como saber lidar com os erros, estimular a
aprendizagem, ajudar os alunos a se organizarem, educar através do ensino,
entre outros.
O
aluno precisa adquirir habilidades como fazer consultas em livros, entender o
que lê, tomar notas, fazer síntese, redigir conclusões, interpretar gráficos e
dados, realizar experiências e discutir os resultados obtidos e, ainda, usar
instrumentos de medida quando necessário, bem como compreender as relações que
existem entre os problemas atuais e o desenvolvimento científico. Isso só será
possível, a partir do momento que o professor assumir o seu papel de mediador
do processo ensino-aprendizagem, favorecendo a postura reflexiva e
investigativa. Desta maneira ele irá colaborar para a construção da autonomia
de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e
desenvolvimento mental, capacitando os alunos a exercerem o seu papel de
cidadão do mundo.
O modo de entender e agir que nos possibilita não nos deixarmos abater pela
adversidade e, até mesmo, de utilizá-la para crescer. Uma das causas do
fracasso do ensino é que tradicionalmente, a prática mais comum era aquela em
que o professor apresentava o conteúdo partindo de definições, exemplos,
demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e
aplicação, pressupondo-se que o aluno aprendia pela reprodução. Considerava-se
que uma reprodução correta era evidência de que ocorrera a aprendizagem. Essa
prática mostrou-se ineficaz, pois a reprodução correta poderia ser apenas uma
simples indicação de que o aluno aprendeu a reproduzir, mas não aprendeu o
conteúdo. É necessário saber para ensinar. O professor deve se mostrar competente
na sua área de atuação, demonstrando domínio na ciência que se propõe a
lecionar, pois do contrário, irá apenas "despejar" os conteúdos
"decorados" sobre os alunos, sem lhes dar oportunidade de
questionamentos e criticidade.
Adequar
a metodologia e os recursos audiovisuais de forma que haja a comunicação com os
alunos, é também, uma forma de fazer da aula um momento propício à
aprendizagem.
É importantíssimo que o professor tenha, também, competência humana, para que
possa valorizar e estimular os alunos, a cada momento do processo
ensino-aprendizagem. A motivação é imprescindível para o desenvolvimento do
indivíduo, pois bons resultados de aprendizagem só serão possíveis à medida que
o professor proporcionar um ambiente de trabalho que estimule o aluno a criar,
comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar ideias.
Dentro das competências: científica, técnica, humana e política desenvolvidas
pelo professor, é essencial propiciar aos alunos condições para o
desenvolvimento da capacidade de pensar crítica e logicamente, fornecendo-lhes
meios para a resolução dos problemas inerentes aos conteúdos trabalhados
interligados ao seu cotidiano, fazendo com que ele compreenda que o estudo é
mais do que mera memorização de conceitos e termos científicos transmitidos
pelo professor ou encontrados em livros.
É um trabalho em que raciocínio e criatividade são recompensados.
É um trabalho em que raciocínio e criatividade são recompensados.
É
indispensável dar mais ênfase à aprendizagem do que aos programas e provas como
é prática comum em nossas escolas, pois no processo de ensino e aprendizagem,
conceitos, ideias e métodos devem ser abordados mediante a exploração de
problemas, desenvolvendo competências para a interpretação e resolução dos
mesmos. E esta resolução não é um exercício em que o aluno aplica, de forma
quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório, mas uma orientação para
a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode aprender conceitos,
procedimentos e atitudes. Para que ocorram essas transformações, tão
necessárias, é preciso que o professor demonstre profissionalismo, ética e,
acima de tudo, compromisso com o sucesso dos alunos. O compromisso de
conduzi-los ao aprendizado. É o desafio para todos os que estão envolvidos em
Educação.
Fonte: UDEMO
Nenhum comentário:
Postar um comentário