Os
alunos, em sua maioria, não buscam respostas para seus questionamentos acerca
de diversos assuntos, quando estão resolvendo exercícios que necessitam de uma
pesquisa dentro do texto ficam desanimados e muitas vezes desistem.
A
pesquisa pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento do aluno,
por isso se faz necessário, sempre que possível, que o professor mande algum
tema para pesquisa relacionado com o conteúdo, a fim de contribuir na
construção da aprendizagem.
Por
meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente,
coisas novas, curiosidades. Dessa forma, o professor tem a incumbência de
gerenciar e orientar os seus alunos na busca de informações, sua função é
disponibilizar referências bibliográficas, oferecendo melhores condições de
desenvolvimento da pesquisa. Além de atuar na orientação da construção de
textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar
as partes mais importantes do conteúdo pesquisado. Outro ponto de grande relevância
que o educador deve abordar é a conscientização de que uma pesquisa não é uma
mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações.
A
etapa técnico-científico informacional que a humanidade está atravessando e a
ascensão dos meios de comunicação tem facilitado o acesso às informações, desse
modo, podem ser usados como base de pesquisas: livros, revistas, artigos
científicos, enciclopédias, documentários, entrevistas, internet entre outras.
A
pesquisa na escola não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo
que o mesmo não fique sem fazer nada em casa, sua finalidade vai além, formar
pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca,
o conhecimento será construído pelo próprio educando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário