3º ANO


HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Após a leitura,  descreva como foi a formação e colonização dos Estados Unidos da América. ( postar nos comentários)
GLOBALIZAÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=itje_JKNAhg
https://www.youtube.com/watch?v=BD8ldklZswQ
Aguardo analise do vídeo em aula.

4 comentários:

  1. Olá você!
    Fui aluno da escola e gostaria de parabenizar vocês pela reativação do blog. Estou acompanhando...
    Abraços, um dia desses eu passo na escola, estou com saudades de tudo em Protásio...

    ResponderExcluir
  2. Dentre os épicos momentos da história dos Estados Unidos da América, podemos pontuar diversas passagens importantes, tais como as citadas abaixo, em ordem cronológica:
    A CHEGADA DE CRISTÓVÃO COLOMBO ÁS AMÉRICAS: Após uma suposta viagem às Índias, Colombo e sua tripulação emitem uma carta a Portugal, então chamada de: "ilhas da Índia além do Ganges”, que logo depois passara a ser traduzida para o latim.
    INÍCIO DA GUERRA FRANCO-INDÍGENA: Ocorrida entre 1754 e 1763, foi uma disputa muito acirrada entre Franceses e Britânicos por terras na América do Norte. Deram desfecho ao Tratado de Paris que deixou como saldo a perda de quase todas as possessões francesas na América do Norte
    MASSACRE DE BOSTON: O Massacre de Boston foi um incidente ocorrido em 1770, na cidade de Boston, Massachusetts. Soldados britânicos atiraram em um grupo de civis, matando 5 pessoas e ferindo outras 6.
    DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA: A declaração da independência dos Estados Unidos da América, consistia basicamente em um documento que visava a emancipação das treze colônias da Grã-Bretanha, localizadas na América do Norte. O fato ocorreu no dia 4 de julho de 1776 na cidade de Filadélfia.
    INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO CAPITÓLIO DOS EUA: Em 1792, é iniciada a construção do Capitólio dos Estados Unidos, a finalidade do mesmo consistia em sediar o centro legislativo do governo dos Estados Unidos. Hoje é o local de reunião do Congresso estadunidense, formado pelo Senado (câmara alta) e pela Câmara dos Representantes (câmara baixa), é localizado em Washington, DC.
    THOMAS JEFFERSON É ELEITO O TERCEIRO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS: Jefferson foi um marco na história dos Estados Unidos, pois visualizava o país como a força por trás de um grande Império de Liberdade que promoveria o republicanismo e poderia combater o imperialismo do Império Britânico. Thomas é o único presidente americano a ter servido dois mandatos completos no cargo sem ter vetado um único projeto de lei do Congresso, ele também foi considerado pelo conselho acadêmico como um dos maiores presidentes do país.
    O FRACASSO DAS REVOLUÇÕES DEMOCRÁTICAS NA EUROPA DESENCADEIA UM AUMENTO DE IMIGRAÇÃO PARA OS EUA: Por consequências de problemas democráticos internos europeus, os Estados Unidos já estavam começando a tornarem-se conhecidos pelo resto do mundo, sendo assim alvo de imigrações em bando da parte europeia.
    ABRAHAM LINCOLN É ELEITO PRESIDENTE: Outro marco na história dos EUA, foi o mandato de Linconl, que governou de 1860 até seu assassinato em 1865 quando declarou guerra contra o sul do país, a fim de preservar a união. Ele foi o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos.
    OS IRMÃOS WRIGHT REALIZAM O PRIMEIRO VOO COM SUCESSO: Após tentativas não sucedidas, os irmãos Wright comemoram ao conseguir realizar um voo de 12 segundos que cobriu 120 pés. Foi um marco na história, pois era a primeira invenção mais pesada que o ar que conseguiu levantar do chão.
    MULHERES FAZEM CAMPANHA PELO DIREITO DE VOTO EM 1912: A voz feminina quer ser ouvida nos Estados Unidos. É por democracia que estavam lutando. Enquanto alguns estados respeitaram o direito das mulheres, outros só dão vossa liberdade em 1920.
    A QUEBRA DA BOLSA DE VALORES PROVOCA A GRANDE DEPRESSÃO: Estados Unidos já é conhecido mundialmente por sua forte estrutura política-administrativa, econômica e armamentista. Porém o povo é atingido pela crise de 1929 e se obriga a procurar trabalhos em milhares de lugares
    OS ESTADOS UNIDOS ENTRAM NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Os EUA bombardearam as cidades de Hiroxima e Nagasáqui, deixando uma vasta destruição humana e natural com a radioatividade nuclear, selando uma nova fase na história da humanidade.
    MARTIN LUTHER KING, JR: Martin, o principal representante da raça negra nos EUA, e conhecido mundialmente por conseguir ter uma voz ativa no mundo e lutar pelos direitos dos negros e combater certa demanda do racismo presente no país.
    APOLLO 17: Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972.

    ResponderExcluir
  3. Os Estados Unidos da América,como é conhecido hoje. A história começou a partir do século XVI,quando exploradores europeus aportaram no lado norte do continente americano,só os nativos que viviam lá. A partir dai os EUA passaram a ser colônia da Inglaterra.
    Começaram a colonizar a parte leste do país,logo depois a parte central foi colonizada pela França e a parte sudeste e sudoeste pela Espanha. As pessoas de vários grupos sociais,políticos e religiosos vieram habitar o novo mundo. A razão que levou a Inglaterra a tentar colonizar a América do Norte não foi a ambição de tornar um Império Colonial,mas sim o interesse no comércio e na superpopulação da nação.
    Na região da Virgínia foi onde se estabeleceu a primeira colônia ou assentamento, e obrigava pessoas de diversas nacionalidades,culturas e religiões. Historiadores afirmam que houve até práticas de canibalismo.
    O segundo assentamento,localizado no Nordeste dos EUA, foi chamado de Nova Inglaterra,fundado por dois grupos religiosos diferentes:os peregrinos e os puritanos.
    A partir da década de 1750 as relações entre as Treze colônias britânicas na América do Norte e a Inglaterra começaram a se desentender e iniciou -se a luta pela independência dos Estados Unidos da América.

    ResponderExcluir
  4. ROSELAINE DALLA PALMA22 de maio de 2018 às 22:22

    Eu conclui que cada acontecimento foi um marco importante para a história, pois sem eles, muita coisa deixaria de existir. Um desses marcos foi a chegada de colombo à América em 1492, e para o rei saber dessa nova terra, o mesmo escreve uma carta, que logo depois é traduzida para o latim e espalhada para toda a Europa dando informações.
    Em 1640 é impresso o primeiro livro nos Estados Unidos, onde foram feitos 11 exemplares do mesmo, mas apenas um livro é guardado até hoje.
    Massacre de Boston: ocorrido em 5 de março de 1770. Soldados dispararam tiros em direção à uma multidão de civis, matando três e ferindo outros oito.
    Tratado de Paris: foi um tratado onde o extinto hoje Reino da Grã-Bretanha reconheceu e estabeleceu a independência dos Estados Unidos, pós Revolução.
    Thomas Jefferson é eleito o terceiro presidente dos Estados Unidos: Como filósofo político Jefferson foi um homem do Iluminismo, que conheceu diversos dos grandes líderes intelectuais da Grã-Bretanha e França de seu tempo. Visualizava o país como a força por trás de um grande “Império de Liberdade” que promoveria o republicanismo e poderia combater o imperialismo do Império Britânico.
    Primeiro Mapa continental dos Estados Unidos: feito em 1816, mostrava desde o oceano atlântico ao Pacifico.
    Morre Osceola, líder da luta dos seminoles contra tropas dos EUA: foi um chefe guerreiro da tribo dos Seminoles da Flórida. Osceola liderou um pequeno grupo de guerreiros (nunca maior do que 100 índios) durante a resistência Seminole.
    Abraham Lincoln foi o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos, posto que ocupou de 4 de março de 1861 até seu assassinato em 15 de abril de 1865. Lincoln liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão, fortalecendo o governo nacional.
    Clara Barton funda a Cruz Vermelha Americana: Durante a guerra civil americana, ela organizou auxílio para soldados feridos e ficou conhecida como "o anjo do campo de batalha". Mais tarde trabalhou para a Cruz Vermelha Internacional durante a guerra franco-prussiana de 1870 a 1871. Ela fundou a filial americana da Cruz Vermelha em 1881 e serviu como presidente da organização de 1881 a 1904.
    Mulheres fazem campanha pelo direito de voto: A passeata do sufrágio foi um novo avanço na luta pelo sufrágio feminino nos Estados Unidos. Foi uma tática ousada, adotada por sufragistas e demais mais militantes sufragistas femininas pouco depois da virada do século. Embora algumas mulheres optassem por acabar com o movimento, em vez de protestar em público, outras abraçaram a manifestação como uma forma de divulgar as suas causas e combater a idéia de que as mulheres deveriam ser relegadas ao lar.
    Apollo 17: ocorreu no período de 7 a 19 de Dezembro de 1972, foi a última das missões para a lua realizada no final dos anos 60 e início dos anos 70 pela Nasa. A missão recolheu 110,4 kg de material lunar e estabeleceu a sexta estação automática de pesquisa da Nasa.

    ResponderExcluir