quinta-feira, 25 de setembro de 2014

I Encontro da Disciplina de Seminário Integrado

O I Encontro da Disciplina de Seminário Integrado foi pensado buscando intercalar saberes produzidos em sala de aula e atividades práticas, onde os alunos puderam expôr seus conhecimentos e na relação com os demais alunos do Ensino Médio criar vínculos de pesquisa para aprofundar e fortalecer os objetivos da Disciplina de Seminário Integrado.

Percebendo que é necessário criar uma rotina de estudos para alcançar os objetivos propostos para o Ensino Médio e junto com isso, pensar o projeto e artigo do Seminário iniciamos nosso encontro com a visualização do vídeo "Estimulando a Inteligência" (disponível no Youtube), onde o professor Pierluigi Piazzi expõe suas teorias de estudo.

Após a visualização do vídeo, os alunos do Ensino Médio foram agrupados em diferentes equipes e as tarefas foram sendo explicadas pelos professores organizadores.

Divididas em tarefas teóricas e práticas, os alunos deveriam atuar em equipe para solucionar os problemas propostos.

As tarefas teóricas estavam relacionadas à organização de um projeto de pesquisa. Cada nova tarefa teórica os grupos recebiam um tema de pesquisa e deveriam organizar uma das partes do projeto (problemática, objetivos, metodologia,... ). Nosso objetivo era que os alunos pudessem inicialmente pensar o projeto como um todo, para depois selecionar os argumentos/partes necessários para cada tarefa.

As tarefas práticas exigiam esforço conjunto de cada equipe para solução.
Os alunos foram desafiados a:

PROVA PRÁTICA 1 – Atravessar o rio.
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em equipe
# desenvolver raciocínio lógico
# agilidade para solução de problemas
>Materiais:
                #cordas
                #cadeiras
>Desenvolvimento:
                -área da água limitada por cordas
                -alunos com suas cadeiras
                -sem encostar-se à ‘parte de água’, deverão atravessar o rio.




PROVA PRÁTICA 2 – Entrega de mercadoria
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em equipe
# paciência para solução de problemas
# persistência para alcançar objetivos
>Materiais:
#cadeiras
#laranjas ou bolas de tênis
>Desenvolvimento:
-Alunos em coluna, sentados nas cadeiras
                -deverão se passar uma laranja usando apenas as pernas. Não podem usar as mãos.
                -prova concluída quando a laranja é entregue para o último aluno da coluna.
                -caso a laranja/bola caia durante o trajeto, deverá reiniciar a prova da equipe.



PROVA PRÁTICA 3 – Corrida de pés amarrados.
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em equipe
# demonstrar agilidade e coordenação
# persistência para alcançar objetivos
# desenvolver estratégias para aprimorar o trabalho
>Materiais:
#tiras de pano para amarrar as pernas.
>Desenvolvimento:
-4 alunos  de cada equipe com as pernas amarradas na altura da canela.
                -deverão se deslocar até o ponto determinado sem que nenhum membro caia ou deixe cair a tira de pano que o mantém amarrado ao colega.
                -em caso de queda da tira de pano seguem duas regras:
                               1º) caindo a tira de um dos alunos da ponta, os mesmos devem sair da quadra e a equipe perde 10 pontos.
                               2º) caindo a tira de um dos alunos do centro, continua a atividade,porém perde 5 pontos.




PROVA PRÁTICA 4 – Criação de um classificado.
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em equipe
# criatividade para criação da propaganda
# criatividade no uso dos materiais.
>Materiais:
# diversos
>Desenvolvimento:
-Os alunos deverão criar um classificado para jornal de algum produto.
                -Usando materiais diversos, montar o painel com a propaganda do produto.
                Regras para definição da pontuação:
                -criatividade
                               *funcionalidade
                               *cores/tamanhos/destaque ao produto
                               *formas de adquirir o produto
                -ausência de erros ortográficos


As tarefas foram executadas com determinação e criatividade por todas as equipes.

Abaixo o registro dos nossos alunos do Ensino Médio 2014.


Equipe de professores que desenvolveram as atividades:
Ivanete G. Prigol - Sandra M. Dallacort - Daniela Frosi - Vania M. S. Dall Agnol - Roberto Dall Agnol




Vídeo com a palestra de Pierluigi Piazzi