O I Encontro da Disciplina de Seminário Integrado foi pensado buscando intercalar saberes produzidos em sala de aula e atividades práticas, onde os alunos puderam expôr seus conhecimentos e na relação com os demais alunos do Ensino Médio criar vínculos de pesquisa para aprofundar e fortalecer os objetivos da Disciplina de Seminário Integrado.
Percebendo que é necessário criar uma rotina de estudos para alcançar os objetivos propostos para o Ensino Médio e junto com isso, pensar o projeto e artigo do Seminário iniciamos nosso encontro com a visualização do vídeo "Estimulando a Inteligência" (disponível no Youtube), onde o professor Pierluigi Piazzi expõe suas teorias de estudo.
Após a visualização do vídeo, os alunos do Ensino Médio foram agrupados em diferentes equipes e as tarefas foram sendo explicadas pelos professores organizadores.
Divididas em tarefas teóricas e práticas, os alunos deveriam atuar em equipe para solucionar os problemas propostos.
As tarefas teóricas estavam relacionadas à organização de um projeto de pesquisa. Cada nova tarefa teórica os grupos recebiam um tema de pesquisa e deveriam organizar uma das partes do projeto (problemática, objetivos, metodologia,... ). Nosso objetivo era que os alunos pudessem inicialmente pensar o projeto como um todo, para depois selecionar os argumentos/partes necessários para cada tarefa.
As tarefas práticas exigiam esforço conjunto de cada equipe para solução.
Os alunos foram desafiados a:
PROVA PRÁTICA 1 – Atravessar
o rio.
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em equipe
# desenvolver raciocínio lógico
# agilidade para solução de
problemas
>Materiais:
#cordas
#cadeiras
>Desenvolvimento:
-área
da água limitada por cordas
-alunos
com suas cadeiras
-sem
encostar-se à ‘parte de água’, deverão atravessar o rio.
PROVA PRÁTICA 2 – Entrega
de mercadoria
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em
equipe
# paciência para solução de
problemas
# persistência para alcançar
objetivos
>Materiais:
#cadeiras
#laranjas ou bolas de tênis
>Desenvolvimento:
-Alunos em coluna, sentados nas
cadeiras
-deverão
se passar uma laranja usando apenas as pernas. Não podem usar as mãos.
-prova
concluída quando a laranja é entregue para o último aluno da coluna.
-caso a
laranja/bola caia durante o trajeto, deverá reiniciar a prova da equipe.
PROVA PRÁTICA 3 –
Corrida de pés amarrados.
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em
equipe
# demonstrar agilidade e
coordenação
# persistência para alcançar
objetivos
# desenvolver estratégias para
aprimorar o trabalho
>Materiais:
#tiras de pano para amarrar as
pernas.
>Desenvolvimento:
-4 alunos de cada equipe com as pernas amarradas na
altura da canela.
-deverão
se deslocar até o ponto determinado sem que nenhum membro caia ou deixe cair a
tira de pano que o mantém amarrado ao colega.
-em
caso de queda da tira de pano seguem duas regras:
1º)
caindo a tira de um dos alunos da ponta, os mesmos devem sair da quadra e a
equipe perde 10 pontos.
2º)
caindo a tira de um dos alunos do centro, continua a atividade,porém perde 5
pontos.
PROVA PRÁTICA 4 –
Criação de um classificado.
>Objetivos:
# habilidade no trabalho em
equipe
# criatividade para criação da
propaganda
# criatividade no uso dos
materiais.
>Materiais:
# diversos
>Desenvolvimento:
-Os alunos deverão criar um
classificado para jornal de algum produto.
-Usando
materiais diversos, montar o painel com a propaganda do produto.
Regras
para definição da pontuação:
-criatividade
*funcionalidade
*cores/tamanhos/destaque
ao produto
*formas
de adquirir o produto
-ausência
de erros ortográficos
As tarefas foram executadas com determinação e criatividade por todas as equipes.
Abaixo o registro dos nossos alunos do Ensino Médio 2014.
Equipe de professores que desenvolveram as atividades:
Ivanete G. Prigol - Sandra M. Dallacort - Daniela Frosi - Vania M. S. Dall Agnol - Roberto Dall Agnol