PROJETO DE PESQUISA
A pesquisa enquanto atividade racional e sistemática exige que as ações
desenvolvidas ao longo do seu processo sejam rigorosamente planejadas. O
projeto de pesquisa na realidade constitui-se num plano de ação, o qual contém
as intencionalidades a serem concretizadas na prática investigativa. O projeto
auxilia no estabelecimento de uma abordagem mais focalizada acerca da
realidade, do problema, indicando a possível “definição de um objeto de
conhecimento científico e as maneiras para investigá-lo” (DESLANDES, 1994, p.
34). A primeira fase de um estudo investigativo consiste no planejamento, ou
seja, no mapeamento do caminho a ser seguido no processo da pesquisa, que
envolve: definição do assunto e formulação do problema, justificativa,
especificação dos objetivos, construção de hipóteses, elaboração de questões
norteadoras, metodologia, revisão de literatura, cronograma de atividades e
referências bibliográficas.
O projeto de pesquisa expressa a sistematização sobre os diferentes
elementos que comporão a investigação. Nesta perspectiva, é que o projeto pode
conferir maior eficiência e eficácia à investigação, no sentido de contribuir
para o alcance dos objetivos estabelecidos. Por isso, o projeto é considerado
um documento explicitador das ações a serem realizadas no percurso do estudo.
Elementos do projeto e sua
descrição:
Antecede a iniciativa da elaboração do projeto a problemática (foco de
interesse) a ser estudada, implicando em leituras e revisão bibliográfica
acerca do objeto (do tema propriamente dito).
1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: Toda a
pesquisa se origina de um problema. Para buscar a solução de um problema, conforme
Gil (1994), o mesmo precisa ser formulado de modo claro, preciso, objetivo,
suscetível de solução, delimitado a uma dimensão viável, esclarecendo o que se
deseja saber e estudar.
2. JUSTIFICATIVA: Precisa ser
elaborada de modo que explicite a importância e a relevância da realização da
pesquisa (investigação). Necessita expressar de forma clara o porquê da sua
realização. Também, necessita demonstrar a relevância da pesquisa em relação ao
contexto social (defesa da necessidade de realizar o estudo).
3. ESPECIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS:
Estabelecimento daquilo que se quer alcançar ao final do processo
investigativo. É pela especificação dos objetivos que poderemos “responder ao
que é pretendido com a pesquisa, que metas desejamos alcançar ao término da
investigação” (DESLANDES, 1994, p. 42).
4. CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES: As hipóteses
são afirmações que devem ser testadas por meio da análise dos dados empíricos,
constituindo-se numa suposição em busca de possível certeza, ou seja, é uma
afirmação provisória e testável. Deslandes, ao relativizar os parâmetros
positivistas e objetivistas acerca da formulação de hipóteses, encara “a
formulação de hipóteses como uma tentativa de criar indagações a serem
verificadas na investigação” (1994, p. 40). Por intermédio das hipóteses é que
se pode especificar a faixa de interesse daquilo que será investigado e as
relações internas entre os fenômenos.
5. QUESTÕES NORTEADORAS: São possíveis
desdobramentos que o problema de pesquisa pode sofrer. As questões norteadoras
precisam ser formuladas de maneira que sua resposta contribua para a solução do
problema em processo de investigação.
6. METODOLOGIA: Nesta fase consta a
definição de como o estudo será realizado, explicitando as técnicas, os
instrumentos, a seleção da amostra, a forma de análise e de interpretação dos
dados coletados. Ainda, a metodologia traça o caminho a ser seguido,
selecionando para tal os elementos mais apropriados para a exploração do
problema e, para a definição de instrumentos e de procedimentos de análise dos
dados (DESLANDES, 1994).
7. REVISÃO DE LITERATURA: Consiste
na fundamentação teórica que embasa o desenvolvimento da pesquisa. O objetivo
principal é conhecer as contribuições teóricas existentes sobre o tema
escolhido. Esta fase é importante porque nela já começa o processo de seleção,
de confronto, de coerência e de consistência das idéias sobre o assunto, ou
seja, a definição teórica nos remete a “um diálogo entre a teoria e o problema
a ser investigado” (DESLANDES, 1994, p. 40).
8. CRONOGRAMA: Esclarece acerca do
tempo necessário ao desenvolvimento da investigação, estabelecendo o tempo
correspondente à realização de cada fase da pesquisa.
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Relação dos livros, artigos e outras publicações consultadas para a elaboração
do projeto, ampliando-as no decorrer da execução do estudo.
REFERÊNCIAS
DESLANDES, Seuly Ferreira. A construção do projeto de
pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1994. p. 31-50.
GIL, Antonio Carlos. Como
elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
RAUBER, Jaime José; SOARES, Márcio (coord.). Apresentação de trabalhos científicos:
normas e orientações práticas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2003.
SALOMON, Délcio Vieira. Como
fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de
Janeiro: DP&A Editora, 1999.
TACHIZAWA,
Takeshy; MENDES, Gildásio. Como
fazer monografia na prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação
Getulio Vargas, 1999.
Fonte: Universidade de Passo Fundo - Metologia da Pesquisa - Professor Dr. Jerônimo Sartori
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ORGANIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA:
O projeto de pesquisa tem como princípio a organização das ideias que darão fruto na escrita do Artigo.
Para tanto é necessário que o projeto seja bem estruturado e tenha seus componentes explicados de forma clara e objetiva.
A formatação do trabalho também conta na apreciação do resultado.
>Título: deve ser escrito todo em letra maíuscula e, de forma geral, apresentar o trabalho para o leitor.
>Identificação: no projeto deve aparecer o nome do(s) aluno(s) seguido de nota de rodapé explicando sua condição. Considera-se então: Aluno(a) do Terceiro Ano do Ensino Médio Politécnico. Também é necessário identificar o professor(es) orientador do projeto de pesquisa. Este também seguido por nota de rodapé justificando sua condição. Exemplo: Professor da disciplina de Seminário Integrado na E.E.E.M. Pe Antonio Serraglio.
>Tema ou Problema de Pesquisa: deve apresentar a questão principal da pesquisa. O que perturba? O que desafia? O que quero conhecer?
>Justificativa: Explicar qual a razão de estar pesquisando esse ou aquele assunto.
>Objetivos: apresentam-se em 2 categorias: Geral e Específicos. O objetivo Geral deve contemplar a área de pesquisa, enquanto os 2 ou 3 específicos devem deixar claro ao leitor o que realmente será feito na pesquisa.
EXEMPLOS
DE OBJETIVOS
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CONHECIMENTO
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COMPREENSÃO
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APLICAÇÃO
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ANÁLISE
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SÍNTESE
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AVALIAÇÃO
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Apontar
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Descrever
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Aplicar
|
Analisar
|
Coordenar
|
Apreciar
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Assinalar
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Discutir
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Demonstrar
|
Calcular
|
Conjugar
|
Aquilatar
|
Citar
|
Explicar
|
Empregar
|
Comparar
|
Construir
|
Avaliar
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Definir
|
Expressar
|
Esboçar
|
Contrastar
|
Criar
|
Calcular
|
Escrever
|
Identificar
|
Ilustrar
|
Criticar
|
Enumerar
|
Escolher
|
Inscrever
|
Localizar
|
Interpretar
|
Debater
|
Esquematizar
|
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Marcar
|
Narrar
|
Inventariar
|
Diferenciar
|
Formular
|
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Relacionar
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Reafirmar
|
Operar
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Distinguir
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Listar
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Registrar
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Revisar
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Praticar
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Examinar
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Organizar
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Relatar
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Traduzir
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Traçar
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Experimentar
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Planejar
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Sublinhar
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Transcrever
|
Usar
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Investigar
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Reunir
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>Hipóteses: são suposições, 'hipóteses' que podem ser levantadas para o problema de pesquisa. Orientam o trabalho.
>Questões norteadoras: Questões que, através da sua resposta, auxiliam na investigação.
>Metodologia: Explicar como o trabalho de pesquisa será executado. Pesquisa bibliográfica? uso de fontes orais? Recursos tecnológicos? Pesquisa em sites? Qual a forma utilizada para esclarecer as dúvidas e responder ao problema de pesquisa.
>Revisão de Literatura: O que já existe sobre o assunto deve ser abordado de forma sucinta. O aluno deve mostrar que já está familiarizado com o assunto que selecionou através de leituras prévias. Essas leituras organizadas dão origem à revisão de literatura.
>Cronograma: em forma de tabela deve conter as etapas do trabalho identificadas por um período (semana, mês,...)
TAREFA
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ABRIL
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MAIO
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JUNHO
|
JULHO
|
AGOSTO
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Pesquisa Bibliográfica
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X
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X
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X
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Pesquisa Campo – Entrevista/visita/viagem,...
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Organização do artigo
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Apresentação do artigo
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>Referências: tudo que foi pesquisado e serviu para construção do projeto deve ser posto como referência. A forma como as referências serão organizadas podem ser verificadas na GUIA FORMATAÇÃO.
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