Projeto

PROJETO DE PESQUISA


A pesquisa enquanto atividade racional e sistemática exige que as ações desenvolvidas ao longo do seu processo sejam rigorosamente planejadas. O projeto de pesquisa na realidade constitui-se num plano de ação, o qual contém as intencionalidades a serem concretizadas na prática investigativa. O projeto auxilia no estabelecimento de uma abordagem mais focalizada acerca da realidade, do problema, indicando a possível “definição de um objeto de conhecimento científico e as maneiras para investigá-lo” (DESLANDES, 1994, p. 34). A primeira fase de um estudo investigativo consiste no planejamento, ou seja, no mapeamento do caminho a ser seguido no processo da pesquisa, que envolve: definição do assunto e formulação do problema, justificativa, especificação dos objetivos, construção de hipóteses, elaboração de questões norteadoras, metodologia, revisão de literatura, cronograma de atividades e referências bibliográficas.
O projeto de pesquisa expressa a sistematização sobre os diferentes elementos que comporão a investigação. Nesta perspectiva, é que o projeto pode conferir maior eficiência e eficácia à investigação, no sentido de contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos. Por isso, o projeto é considerado um documento explicitador das ações a serem realizadas no percurso do estudo.
Elementos do projeto e sua descrição:
Antecede a iniciativa da elaboração do projeto a problemática (foco de interesse) a ser estudada, implicando em leituras e revisão bibliográfica acerca do objeto (do tema propriamente dito).
1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: Toda a pesquisa se origina de um problema. Para buscar a solução de um problema, conforme Gil (1994), o mesmo precisa ser formulado de modo claro, preciso, objetivo, suscetível de solução, delimitado a uma dimensão viável, esclarecendo o que se deseja saber e estudar.
2. JUSTIFICATIVA: Precisa ser elaborada de modo que explicite a importância e a relevância da realização da pesquisa (investigação). Necessita expressar de forma clara o porquê da sua realização. Também, necessita demonstrar a relevância da pesquisa em relação ao contexto social (defesa da necessidade de realizar o estudo).
3. ESPECIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS: Estabelecimento daquilo que se quer alcançar ao final do processo investigativo. É pela especificação dos objetivos que poderemos “responder ao que é pretendido com a pesquisa, que metas desejamos alcançar ao término da investigação” (DESLANDES, 1994, p. 42).
4. CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES: As hipóteses são afirmações que devem ser testadas por meio da análise dos dados empíricos, constituindo-se numa suposição em busca de possível certeza, ou seja, é uma afirmação provisória e testável. Deslandes, ao relativizar os parâmetros positivistas e objetivistas acerca da formulação de hipóteses, encara “a formulação de hipóteses como uma tentativa de criar indagações a serem verificadas na investigação” (1994, p. 40). Por intermédio das hipóteses é que se pode especificar a faixa de interesse daquilo que será investigado e as relações internas entre os fenômenos.
5. QUESTÕES NORTEADORAS: São possíveis desdobramentos que o problema de pesquisa pode sofrer. As questões norteadoras precisam ser formuladas de maneira que sua resposta contribua para a solução do problema em processo de investigação.
6. METODOLOGIA: Nesta fase consta a definição de como o estudo será realizado, explicitando as técnicas, os instrumentos, a seleção da amostra, a forma de análise e de interpretação dos dados coletados. Ainda, a metodologia traça o caminho a ser seguido, selecionando para tal os elementos mais apropriados para a exploração do problema e, para a definição de instrumentos e de procedimentos de análise dos dados (DESLANDES, 1994).
7. REVISÃO DE LITERATURA: Consiste na fundamentação teórica que embasa o desenvolvimento da pesquisa. O objetivo principal é conhecer as contribuições teóricas existentes sobre o tema escolhido. Esta fase é importante porque nela já começa o processo de seleção, de confronto, de coerência e de consistência das idéias sobre o assunto, ou seja, a definição teórica nos remete a “um diálogo entre a teoria e o problema a ser investigado” (DESLANDES, 1994, p. 40).
8. CRONOGRAMA: Esclarece acerca do tempo necessário ao desenvolvimento da investigação, estabelecendo o tempo correspondente à realização de cada fase da pesquisa.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Relação dos livros, artigos e outras publicações consultadas para a elaboração do projeto, ampliando-as no decorrer da execução do estudo.

REFERÊNCIAS
DESLANDES, Seuly Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 31-50.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
RAUBER, Jaime José; SOARES, Márcio (coord.). Apresentação de trabalhos científicos: normas e orientações práticas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2003.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.
TACHIZAWA, Takeshy; MENDES, Gildásio. Como fazer monografia na prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getulio Vargas, 1999.

Fonte: Universidade de Passo Fundo - Metologia da Pesquisa - Professor Dr. Jerônimo Sartori 


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ORGANIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA:




O projeto de pesquisa tem como princípio a organização das ideias que darão fruto na escrita do Artigo.

Para tanto é necessário  que o projeto seja bem estruturado e tenha seus componentes explicados de forma clara e objetiva.
A formatação do trabalho também conta na apreciação do resultado.



>Título: deve ser escrito todo em letra maíuscula e, de forma geral, apresentar o trabalho para o leitor.



>Identificação: no projeto deve aparecer o nome do(s) aluno(s) seguido de nota de rodapé explicando  sua condição. Considera-se então: Aluno(a) do Terceiro Ano do Ensino Médio Politécnico. Também é necessário identificar o professor(es) orientador do projeto de pesquisa. Este também seguido por nota de rodapé justificando sua condição. Exemplo: Professor da disciplina de Seminário Integrado na E.E.E.M. Pe Antonio Serraglio. 



>Tema ou Problema de Pesquisa: deve apresentar a questão principal da pesquisa. O que perturba? O que desafia? O que quero conhecer?



>Justificativa: Explicar qual a razão de estar pesquisando esse ou aquele assunto. 



>Objetivos: apresentam-se em 2 categorias: Geral e Específicos. O objetivo Geral deve contemplar a área de pesquisa, enquanto os 2 ou 3 específicos devem deixar claro ao leitor o que realmente será feito na pesquisa.

EXEMPLOS DE OBJETIVOS
CONHECIMENTO
COMPREENSÃO
APLICAÇÃO
ANÁLISE
SÍNTESE
AVALIAÇÃO
Apontar
Descrever
Aplicar
Analisar
Coordenar
Apreciar
Assinalar
Discutir
Demonstrar
Calcular
Conjugar
Aquilatar
Citar
Explicar
Empregar
Comparar
Construir
Avaliar
Definir
Expressar
Esboçar
Contrastar
Criar
Calcular
Escrever
Identificar
Ilustrar
Criticar
Enumerar
Escolher
Inscrever
Localizar
Interpretar
Debater
Esquematizar

Marcar
Narrar
Inventariar
Diferenciar
Formular

Relacionar
Reafirmar
Operar
Distinguir
Listar

Registrar
Revisar
Praticar
Examinar
Organizar

Relatar
Traduzir
Traçar
Experimentar
Planejar

Sublinhar
Transcrever
Usar
Investigar
Reunir




>Hipóteses: são suposições, 'hipóteses' que podem ser levantadas para o problema de pesquisa. Orientam o trabalho.



>Questões norteadoras: Questões que, através da sua resposta, auxiliam na investigação. 



>Metodologia: Explicar como o trabalho de pesquisa será executado. Pesquisa bibliográfica? uso de fontes orais? Recursos tecnológicos? Pesquisa em sites? Qual a forma utilizada para esclarecer as dúvidas e responder ao problema de pesquisa.



>Revisão de Literatura: O que já existe sobre o assunto deve ser abordado de forma sucinta. O aluno deve mostrar que já está familiarizado  com o assunto que selecionou através de leituras prévias. Essas leituras organizadas dão origem à revisão de literatura.



>Cronograma: em forma de tabela deve conter as etapas do trabalho identificadas por um período (semana, mês,...)

TAREFA
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
Pesquisa Bibliográfica
X
X
X
X

Pesquisa Campo – Entrevista/visita/viagem,...


X
X

Organização do artigo


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X
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Apresentação do artigo




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>Referências: tudo  que foi pesquisado e serviu para construção do projeto deve ser posto  como referência. A forma como as referências serão organizadas podem ser verificadas na GUIA FORMATAÇÃO.

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