domingo, 12 de outubro de 2014

Não é (só) por dinheiro

Geração Y é ambiciosa, quer ser desafiada e deseja mais do que um salário, mostra pesquisa internacional.

Por Milena Lumini

     A geração Y - pessoas que hoje têm entre 18 e 30 anos , aproximadamente - quer mais do que apenas um salário. Com, ambições elevadas, o grupo espera ser desafiado e ter rápida ascensão. A constatação é de uma pesquisa feita pela Hays, empresa especializada em recrutamento, com mil pessoas dessa faixa etária no país. De acordo com o estudo, essa geração tem os salários mais altos e melhores expectativas de trabalho e segurança no emprego do que qualquer outra.
     Esses jovens cresceram vendo o país se desenvolver rapidamente e cumprir um papel importante no cenário global. Por esse motivo, suas ambições são mais altas. Para a maioria, o objetivo profissional é adquirir conhecimento e especialização. Em segundo lugar, o grupo espera obter reconhecimento pessoal e fazer a diferença para a sociedade.
     _O jovem procura muito o desafio, que poder ser tecnológico ou social. Ele é instigado a concorrer, fazer algo diferente. O dinheiro é importante, mas é uma consequência - afirma Otávio Felippe Pereira da Silva Jr., professor de MBA em Gerência de Projetos da Universidade do  Vale do  Itajaí.
     O Brasil é o único país dentre os pesquisados em que o dinheiro não é a prioridade. A geração Y quer uma carreira desafiadora e a possibilidade de progredir pessoal e profissionalmente, mas não quer esperar muito por isso. Segundo o estudo, o Brasil tem uma das mais altas taxas mudanças de emprego - 16%. Por outro lado, os jovens mostram todos os sinais de querer se desenvolver continuamente e ter o controle do próprio destino.
     Para 53% dos entrevistados pela Hays, o chefe ideal é o que atua como coach ou mentor (ou seja, que orientam a carreira) e grande parte também o descreve como um líder. Também há grande tendência para o empreendedorismo - 92% já têm ou quer ter o próprio negócio. Para o professor Pereira da Silva, isso não é uma surpresa para esse grupo que quer ser desafiado:
    _O empreendedorismo não tem limites, ao contrário de uma empresa que tem regras, disciplina e salário limitado.

Fonte: Zero Hora, Domingo, 12 de outubro de 2014. Caderno Pense Empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário